style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Movimento foi constante no Parque da Medianeira
A vacinação da gripe em Santa Maria teve prosseguimento na manhã desta quarta-feira com baixa procura. Pela quarta vez desde o começo da campanha de imunização, as doses foram oferecidas no sistema de drive-thru no Parque da Medianeira. Diferente do observado nas etapas anteriores - com formação de filas de carros que chegaram a quatro quilômetros -, nesta quarta-feira o movimento foi mais tranquilo.
Por volta de 10h, após duas horas de vacinação, cerca de 300 carros haviam passado pelo local. Outros 24 pontos de vacinação, no sistema convencional, receberam o público-alvo durante a manhã pela cidade.
No Parque da Medianeira, foram vacinados professores, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Dezesseis vacinadores, com apoio de outros 16 profissionais, realizaram a imunização. A ação também contou com a participação do Exército e da Cruz Vermelha. A ideia da vacinação por drive-thru é evitar aglomerações nas unidades de saúde. Todas as pessoas foram imunizadas pela janela do carro, sem precisar sair do veículo.
Clínicas particulares não têm doses da vacina contra gripe e dengue
Os demais grupos prioritários (crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros/motoristas de transporte coletivo, portuários, idosos e profissionais da saúde) puderam acessar as doses nas demais unidades de saúde.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começou no dia 23 de março e segue até 5 de junho. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar 67 milhões de pessoas em todo o país.
AVALIAÇÃO
De acordo com o secretário de saúde do Município, Guilherme Ribas, cerca de 70 mil pessoas haviam sido vacinadas até a última semana na cidade.
- A situação da vacina em Santa Maria está bem encaminhada. Nós temos que reforçar para que gestantes, puérperas e crianças de seis meses a cinco anos. que estão com baixa procura pela vacina, se imunizem. E agora é o momento - convoca.
Estudo aponta que 105 hectares foram queimados em incêndio de Agudo
Para o prefeito Jorge Pozzobom, a vacinação dos cerca de 6 mil professores é essencial para o processo de retomada das aulas, ainda sem previsão.
- É uma preocupação muito grande para todos nós, a questão da volta às aulas. Não vamos abrir mão de ter todos os critérios de segurança. A vacinação dos profissionais é mais um passo preparatório - explica.
SEXTA-FEIRA
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pessoas foram imunizadas sem descer dos veículos
Para aqueles que ainda não fizeram a imunização contra a gripe, as unidades de saúde voltam a vacinar nesta sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h. Nas terças e quintas não há vacinação para gripe, somente para outras doenças.